top of page
Campo Visual
Campimetria Visual, Campo Visual 24-2, Campo Visual 10-2 e mais.
O que o Campo Visual avalia?
Como o próprio nome da máquina diz, o exame de Campimetria Visual, avalia o Campo de Visão de cada olho do paciente.
Com este estudo é possível entender como o paciente enxerga em cada parte de seu campo visual, e se há áreas de perda da visão localizadas.
Quando a perda de visão não se dá no centro da visão, pode não ser possível diagnosticar esta perda de visão sem ajuda do campo visual, pois no teste de acuidade visual (teste de letras / de grau convencional) não haverá alteração do exame.
Indicações: diagnóstico do glaucoma precoce, acompanhamento do glaucoma, de alterações relacionadas à pressão do crânio (pressão intracraniana elevada/ hipertensão intracraniana), alterações do quiasma óptico (como no prolactinoma e outros tumores de hipófise/sela túrcica), avaliação do impacto visual da neurite óptica e de outras patologias do nervo óptico como a atrofia óptica dominante.
Veja Abaixo como é o resultado de um exame de Campo Visual NORMAL:
Como o glaucoma impacta o campo visual?
No Glaucoma há perda progressiva do campo visual, habitualmente da periferia para o centro. Há o aparecimento de manchas escuras na visão - chamadas de escotomas. Veja abaixo uma simulação de como é a visão no glaucoma avançado:
Veja como a evolução do glaucoma causa perda do campo visual e como isto se correlaciona com a visão do paciente de verdade:
Veja nosso Guia
sobre a Campimetria Visual
Saiba mais sobre:
-
Preparo do Exame: não é necessário preparo específico, o paciente não pode estar dilatado para realizar o exame.
-
Como é o exame: o exame se assemelha à um jogo eletrônico, como um videogame, no qual o paciente clica um controle quando enxerga o estímulo visual.
-
Dicas para o campo visual: durante o exame o paciente deve procurar sempre olhar para o ponto de fixação - ponto vermelho central do aparelho que ajuda a manter o olho parado. Em caso de movimentação excessiva do olhar durante o exame o exame se torna menos confiável. Deve-se evitar clicar o controle quando não se vê luz. Para o exame ficar bem feito, por vezes precisa ser repetido. Alguns pacientes somente conseguem realizar bem o exame com três ou mais repetições (nem sempre no mesmo dia).
-
Código TUSS do Exame: 40103137 - Campimetria computadorizada - monocular.
-
O que é a Campimetria Visual: exame que avalia o campo de visão do paciente para entender como este percebe o mundo.
-
Sinônimos da Campimetria Visual: Campo Visual; Campo Visual 24-2; Campo Visual 30-2; Campo Visual 10-2; Campo Visual 24-2C; Campo Visual Full Threshold; Campo Visual White-White, Campo Visual SITA FAST, Campo Visual ZETA Fast.
-
Para que serve a Campimetria Visual: diagnóstico do glaucoma, acompanhamento do glaucoma,
-
Indicações de Campimetria Visual: diagnóstico e acompanhamento do glaucoma; diagnóstico e acompanhamento de casos de hipertensão intracraniana idiopática e de outras causas de hipertensão intracraniana; acompanhamento de tumores de hipófise como os prolactinomas (macroadenoma de hipófise produtor de prolactina), alterações do quiasma óptico e da sela túrcica e mais!
Na Ortolan Oftalmologia temos todos os exames para diagnóstico e acompanhamento de Glaucoma.
Principais Exames para Glaucoma da Ortolan Oftalmologia:
OCT de Nervo Óptico (tomografia do nervo óptico)
Paquimetria (medida da espessura da córnea)
Teste de Sobrecarga Hídrica (TSH)
Medida da Pressão Intraocular (Tonometria)
Retinografia com Estereofoto de Papila
Fundoscopia
Mapeamento de Retina
Veja acima os incríveis detalhes das imagens obtidas pelo OCT REVO.
Clique no link abaixo para saber como o OCT pode ajudar no diagnóstico do Glaucoma.
bottom of page