top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucca Hansen

Nova Retinografia dos Olhos na Clínica de Olhos Ortolan!

Atualizado: 1 de set. de 2023

A Ortolan Oftalmologia agora conta com o mais novo Retinógrafo - o Eyer da empresa Phelcom.


Esta tecnologia permite a realização de fotos de alta resolução do fundo do olho - para avaliação da retina, do nervo óptico, da mácula e dos pequenos vasos do fundo do olho ( pequenas artérias e veias). Este exame permite avaliar a saúde dos olhos com precisão, além de documentar a retina através de uma foto para comparações no futuro.


O exame de Retinografia dos Olhos na Clínica de Olhos Ortolan conta com tecnologia de Infravermelho e possibilita a realização do exame sem a necessidade de dilatar as pupilas na maioria dos pacientes, o que permite a realização do exame com maior conforto. Até as crianças pequenas geralmente gostam de realizar o exame, o que facilita muito a vida dos pais dos pequenos.


A oftalmopediatria é mais fácil com esta tecnologia, algumas crianças não permitem a realização adequada do exame tradicional de fundo do olho devido incômodo com a luz forte do mapeamento de retina e do exame de lâmpada de fenda. Os adultos com fotofobia geralmente apreciam esta novidade também.


A retinografia gera grande interesse nos pacientes, nosso diretor clínico o Dr. Lucca Ortolan Hansen gosta de explicar sobre o exame mostrando o modelo de olho (na foto abaixo) para contar detalhes sobre a anatomia dos olhos. O Dr. Lucca é formado Oftalmologista pelo Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. As suas explicações didáticas geralmente são elogiadas por nossos pacientes.


Este exame é muito útil no acompanhamento de: pintas do fundo do olho, rastreio de doenças de retina, rastreio de doenças de mácula (doença macular relacionada à idade - DMRI seca, DMRI úmida e outras), diagnóstico e acompanhamento do Glaucoma, acompanhamento da Diabetes Mellitus (açúcar alto no sangue danifica os vasos do fundo do olho gerando a retinopatia diabética) e da Hipertensão Arterial Sistêmica (a pressão alta danifica as pequenas artérias do fundo do olho gerando a retinopatia hipertensiva).


Toda semana o Dr. Lucca diagnostica pacientes com glaucoma, retinopatia hipertensiva e diabética, que não sabiam possuir. Todo paciente hipertenso e diabético tem indicação de realização anual de exame de fundo do olho.


Os diversos tipos de Glaucoma: como o Glaucoma Primário de Ângulo Aberto (GPAA), o Glaucoma Primário de Ângulo Fechado (GPAF) e o Glaucoma Secundário podem ser rastreadas através deste tipo de exame, e estas são importantes causas de cegueira no Brasil e em todo o mundo! Nota-se geralmente aumento da relação escavação/disco na cabeça do nervo óptico (disco óptico). Na foto acima no modelo de olho se nota o nervo óptico com o número "12". A medida da pressão dos olhos é outra aliada na detecção do glaucoma na população em geral e deve ser realizada em todos os pacientes que permitem o exame - esta medida se chama tonometria.


Todo paciente acima de 60 anos deve idealmente ser submetido à Gonioscopia (exame do ângulo dos olhos) para que seja avaliado o ângulo iridocorneano (entre a íris e a córnea) de maneira a se avaliar o risco de fechamento angular - situação que ocasiona o aparecimento do Glaucoma de Ângulo Fechado




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page