A região dos olhos é especialmente sensível e exige cuidados redobrados, principalmente quando se trata de maquiagem.
Para evitar problemas oculares, é importante seguir algumas medidas de precaução:
Higiene:
Mãos limpas: Antes de iniciar a maquiagem, lave as mãos com água e sabão para remover qualquer impureza que possa causar irritação ou infecção.
Pincéis e aplicadores: Mantenha os pincéis e aplicadores de maquiagem sempre limpos. Lave-os com água e sabão neutro pelo menos uma vez por semana e deixe-os secar completamente antes de usar novamente.
Produtos: Utilize produtos de maquiagem de boa qualidade, preferencialmente hipoalergênicos e dermatologicamente testados. Evite produtos vencidos ou com embalagens danificadas.
Não use maquiagem vencida: o uso de maquiagem antiga é grande causa de problemas oftalmológicos (terçol, blefarite, conjuntivite) devido contaminação da maquiagem por bactérias, fungos e vírus.
Não compartilhe maquiagem: o compartilhamento de maquiagem potencialmente contaminada é muito comum, mas pode ser uma causa de infecções dos olhos. Assim como não compartilhamos escovas de dente, não deve-se compartilhar maquiagens.
Aplicação:
Cuidado ao aplicar: Aplique a maquiagem com cuidado, evitando movimentos bruscos que possam machucar os olhos.
Delineador e rímel: Evite aplicar delineador e rímel na parte interna dos olhos, próximo à linha d'água. Isso pode causar irritação e até mesmo infecções.
Lentes de contato: Se você usa lentes de contato, retire-as antes de aplicar a maquiagem. As lentes podem absorver pigmentos e outros componentes da maquiagem, o que pode prejudicar a visão e causar irritação.
Remoção:
Demaquilante: Remova a maquiagem completamente antes de dormir, utilizando um demaquilante específico para os olhos. Existem demaquilantes próprios para região dos olhos como: Blephagel (gel especial que vem com pads de algodão) e o Systane Lid Wipes (lenços umedecidos).
Evite esfregar e seja gentil: Não esfregue os olhos para remover a maquiagem, pois isso pode causar irritação. Utilize um algodão ou lenço demaquilante suave e faça movimentos leves.
Outros cuidados:
Evite produtos à prova d'água: Os produtos à prova d'água são mais difíceis de remover e podem ressecar a pele dos olhos.
Cuidado com o glitter: Evite usar glitter nos olhos, pois as partículas podem arranhar a córnea e causar outros problemas oculares.
Atenção a alergias: Se você tem alergia a algum componente de maquiagem, evite usar produtos que contenham essa substância.
Consulta ao oftalmologista: Em caso de dúvidas ou irritação ocular, consulte um oftalmologista para obter orientação médica especializada.
Dicas extras:
Use sombra em pó ao invés de sombra cremosa, pois a sombra em pó é mais fácil de remover e menos propensa a causar irritação.
Aplique o rímel apenas nas pontas dos cílios, evitando a raiz.
Use lápis de olho macio e evite pressioná-lo com força ao aplicar.
Mantenha os olhos úmidos com colírios lubrificantes, especialmente se você usa lentes de contato ou se os seus olhos tendem a ser secos.
Use maquiagens hipoalergênicas para evitar alergia aos olhos.
Não guarde maquiagens antigas, com os frascos quebrados, ou vencidas.
Seguindo esses cuidados simples, você poderá usar maquiagem nos olhos com segurança e evitar problemas oculares.
Agende sua consulta para avaliação de seus olhos com o Dr. Lucca Ortolan Hansen, especialista em Oftalmologia da USP.
Comments