top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucca Hansen

Olho Seco e Altas Temperaturas: Entrevista com Dr. Lucca Ortolan

Atualizado: 7 de dez. de 2023

Dr. Lucca Ortolan Hansen ontem foi entrevistado pelo IPPTV sobre Olho Seco, Altas Temperaturas e Baixa Humidade.



Entrevista sobre o Olho Seco e Altas Temperaturas do Dr. Lucca Ortolan Hansen:

O dr. Lucca fala sobre o Ar-Condicionado, Poluição e Alergias, Colírios, Olho Seco Evaporativo, uso de Óculos Escuros, Irritação nos Olhos, Blefarite, Ardência nos Olhos, Má Visão secundária ao Olho Seco, Colírios de lágrima artificial com conservantes e sem conservantes.


O foco da entrevista é a educação para a população em geral em relação os cuidados com os olhos na forte onda de calor que recentemente vem atingindo as principais capitais e cidades do país.


Quais os principais sintomas do olho seco?

Ardência nos Olhos, Má visão que melhora ao piscar, Olhos que coçam, Olhos Vermelhos, Incômodo com as Lentes de Contato.



O que é o olho seco?

O olho seco é a dificuldade de se lubrificar e hidratar os olhos, ou de mantê-los lubrificados.

Pode ocorrer por diversos motivos - dificuldade da produção das lágrimas, falta da camada lipídica (gordurosa) da lágrima, evaporação aumentada da lágrima.


Qual a relação do olho seco e o tempo?

No calor há maior evaporação da lágrima, de maneira que torna mais fácil o aparecimento do olho seco.


Ainda, é comum que no tempo quente haja uso de ar-condicionado e de ventiladores, ambos aparelhos que causam evaporação aumentada da lágrima dos olhos.


No caso do ar-condicionado, o ar produzido pela maioria das máquinas é mais seco que o ambiente, diminuindo a humidade relativa do ar e favorecendo a evaporação.


No caso do ventilador, o fluxo de vento causa maior evaporação da lágrima.


O que fazer para tratar o olho seco no calor?


Diversas medidas podem amenizar o desconforto. O dr. Lucca Ortolan Hansen dá 7 dicas para os pacientes:


1)Lubrificar os olhos, usando colírios de lágrima artificial, idealmente sem conservantes, para repor as perdas ocasionadas pela evaporação aumentada.


2)Realizar compressas geladas com soro fisiológico 0,9% e gaze ou algodão, para assim amenizar os sintomas de ardência e irritação.


3)Realizar a limpeza dos cílios com shampoo infantil neutro, ou gel específico (blephagel), para assim aumentar a produção lipídica das glândulas das pálpebras (glândulas de meibomius).


4)Utilizar um humidificador de ambiente no caso de humidade relativa inferior à 30%.


5) Evitar exposição excessiva ao sol, que pode causar malefícios devido à radiação ultravioleta aumentada. O uso de óculos escuros é essencial no verão. Deve-se usar lentes de boa qualidade e procedência, para se ter a certificação da proteção ultravioleta.


6)Consulte seu médico oftalmologista regularmente para acompanhamento do olho seco. Nos casos mais severos é importante realizar exames diagnósticos para se certificar do diagnóstico, entender se pode se tratar de uma Síndrome de Sjogren ou outra alteração imunológica, deve-se avaliar a saúde da córnea e o risco de ceratite de exposição.


7)Considerar tratamentos alternativos como a suplementação com Omega 3 e vitamina D; o uso de Lipiflow e outros.



Dr. Lucca Ortolan Hansen é médico, formado Oftalmologista pela Universidade de São Paulo. Especialista em Olho Seco, Alergias, Cirurgias Oftalmológicas (Catarata, Refrativa, Córnea, Pterígio, Ceratocone, Calázio e mais).


Já atendeu e operou milhares de pacientes. É autor e coautor de artigos científicos, revisões, capítulos de livros sobre oftalmologia.


Dr. Lucca Ortolan Hansen é o fundador da Ortolan Oftalmologia, sua clínica localizada na região da Av. Faria Lima - ao lado do metrô (linha amarela).


Site da Clínica: https://www.ortolanoftalmologia.com.br


No site da clínica na aba "Educação" o dr. Lucca publica rotineiramente artigos focados em educação para os pacientes sobre diversos temas: olho seco, blefarite, alergias oculares, cirurgias oftalmológicas e mais.


Instagram do Dr. Lucca: @drluccaortolan

Instagram da Ortolan Oftalmologia: @ortolanoftalmologia

Facebook: /drluccaohansen

Instagram da Clínica Ortolan Oftalmologia: /ortolanoftalmologia

Telefone e WhatsApp para Contato, Agendamentos e Dúvidas: (11)99630-9356.

Endereço: R. Cláudio Soares, 72 - Conjunto 205 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05422-030.


Como chegar: 1 minuto do metrô Faria Lima (linha amarela); há valet no edifício para quem vem de carro e recuo para passageiros de aplicativo.


Fácil acesso para a região de Pinheiros, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Butantã, Alto de Pinheiros e mais!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page