top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucca Hansen

Como escolher o melhor oftalmologista infantil: 4 dicas essenciais

Atualizado: 2 de fev.

Como escolher o melhor oftalmologista infantil (oftalmopediatra): 4 dicas essenciais


É importante ficar de olho nas reclamações e no comportamento dos pequenos, mas isso não substitui a consulta com o oftalmologista infantil desde os primeiros anos de vida.



A avaliação do grau é importantíssima para o desenvolvimento dos pequenos.
A avaliação do grau é importantíssima para o desenvolvimento dos pequenos.


Cuidar dos olhos das crianças significa cuidar do bem-estar delas, proporcionando uma boa qualidade de vida. Por isso, é essencial acompanhar o desenvolvimento da visão do público infantil para detectar possíveis doenças logo no início, tratando-as de forma adequada com o objetivo de controlá-las ou curá-las.


Neste post, você vai compreender melhor a importância da consulta com o oftalmologista infantil e conferir 4 dicas valiosas que devem ser seguidas ao escolher um oftalmologista para seu pequeno: Confira!


Por que é importante levar as crianças ao oftalmologista infantil?

Cerca de 90% do desenvolvimento da visão acontece nos dois primeiros anos de vida. Para fazer o acompanhamento da saúde ocular das crianças, é recomendado marcar consultas regulares com o oftalmologista infantil. Esse profissional é especializado em diagnosticar e tratar as doenças dos olhos que afetam esse público, desde o nascimento até a fase da adolescência.


O primeiro exame feito pelo oftalmologista infantil ou pelo pediatra é o chamado teste do olhinho, ou reflexo vermelho. Ele é realizado logo após o nascimento do bebê em todas as crianças, ainda na maternidade, com o objetivo de identificar possíveis doenças congênitas, como catarata, glaucoma e tumores.

Crianças que tiveram traumas no parto, nasceram prematuras ou cujas mães tiveram certas infecções na gravidez (rubéola, toxoplasmose, entre outras) estão no grupo de risco de maior chance de patologias oculares.



A avaliação dos olhos do Bebê é essencial para se diagnosticar problemas congênitos dos olhos.
A avaliação dos olhos do Bebê é essencial para se diagnosticar problemas congênitos dos olhos.

Até os dois anos, o acompanhamento deve ser feito a cada seis meses e, depois disso, pelo menos uma vez ao ano. Nesse período, o especialista será capaz de identificar qualquer alteração na visão (miopia, por exemplo) para tratá-la o quanto antes.


É bom lembrar que os problemas nos olhos podem prejudicar o aprendizado das crianças em fase escolar e, até mesmo, o convívio social. Daí a importância da consulta com o oftalmologista.


O que levar em conta ao escolher o médico dos olhos? Veja, a seguir, alguns aspectos que devem ser levados em conta ao optar por um oftalmologista infantil!


  1. Avalie a experiência do profissional:

  2. Observe se o oftalmologista se comunica bem com os pequenos:

  3. Veja se a consulta é adaptada para as crianças:

  4. Veja se o oftalmologista entende as particularidades do público infantil: Afinal, a criança não é um adulto pequeno. Seu modo de pensar, de se emocionar e de responder é único.

Viu por que a consulta com o oftalmologista infantil é importante? Porém, é preciso ter cuidado ao escolher o profissional, não é?


Por isso, a orientação é procurar por centros oftalmológicos de qualidade, equipados com instalações modernas e tecnologicamente avançadas, além de contar com uma equipe de excelência para diagnosticar e tratar doenças oculares.


Na Ortolan Oftalmologia temos uma consulta para as crianças que é realizada de maneira lúdica, didática e que interessa as crianças e seus pais.


O Dr. Lucca Ortolan Hansen acompanha muitas famílias e tem grande paciência com o público infantil. Entregamos certificados especiais ao final da consulta, stickers, e temos a ajuda de nossos companheiros de consulta: o Baby Shark e o Charmander (Pokémon).



Dr. Lucca Ortolan Hansen atende as crianças de maneira lúdica e alegre.
Dr. Lucca Ortolan Hansen atende as crianças de maneira lúdica e alegre.


Temos uma máquina (retinógrafo eyer) que permite a foto do fundo de olho, importante para o rastreio de inúmeras doenças, sem precisar dilatar! As crianças acham muito legal ver o olho por dentro e aprender sobre a sua anatomia.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentarai


bottom of page